O turismo é a base da economia de Ilha bela, que faz parte do seleto grupo de 15 municípios considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. O setor recebe grande atenção da prefeitura, governo e iniciativa privada, que promovem diversos eventos durante o ano todo, trazendo visitantes para a ilha mesmo na baixa temporada. Entre eles, destacam-se o Ilhabela in Jazz, o Festival do Camarão, o XTerra Brazil e a Semana Internacional de Vela. Porém, é na alta temporada que se concentra o turismo, época em que a população (de aproximadamente 38 mil habitantes) chega a se multiplicar em até cinco vezes.
Mas o turismo desenvolveu-se com mais intensidade somente a partir de 1960, após a implantação da balsa. Até a década de 50, a população era genuinamente caiçara. Depois disso, começaram a chegar os primeiros migrantes, vindos principalmente da capital paulista. Mas ainda é possível encontrar comunidades caiçaras nativas vivendo em regiões mais isoladas, muitas até mesmo sem energia elétrica ou comunicação, sobrevivendo da pesca e do artesanato.
Agradável o ano todo para o turismo
Recentemente, Ilhabela foi destaque como uma das 65 cidades indutoras de turismo do país para a Copa do Mundo 2014, recomendada aos turistas estrangeiros como destino de sol e mar do Estado de São Paulo. O guia Roteiros Paulistas apresentou diversos atributos da cidade, propondo roteiros que vão desde a passeios com a família em busca de descanso e diversão a beira mar até trilhas e desafios para os mais aventureiros e praticantes de esportes ao ar livre.
Com o charme de uma cidade pequena, mas com toda a infraestrutura para o turista, Ilhabela tornou-se o destino mais procurado do Litoral Norte por turistas brasileiros e estrangeiros. Isso porque consegue reunir, em um mesmo lugar, praia e montanha, com uma natureza riquíssima.
ATRAÇÕES:
São mais de 40 praias ao redor da ilha principal, além de outros ilhotes que fazem parte do arquipélago. Além disso, com 83% de Mata Atlântica preservada, o Parque Estadual de Ilhabela tem atrações de ecoturismo para todos os perfis, de famílias com crianças aos mais aventureiros. Mais de 20 cachoeiras e piscinas naturais, trilhas pela mata que levam a praias quase desertas ou quedas d’água, e uma rica flora e fauna para se apreciar. Veja algumas dicas de onde ir em Ilhabela, com alguns dos nossos principais Pontos Turísticos.
Ilhabela tem atrações para todos os gostos e para o ano inteiro. Tem passeios de aventura por meio da Mata Atlântica, e roteiros de barco pra quem quer conhecer praias paradisíacas onde só se chega pelo mar.
Por falar em mar, o fundo do nosso está cheio de riquezas naturais. Ilhabela é um dos lugares preferidos dos mergulhadores profissionais ou amadores. De snorkel já é possível ver diversos animais marinhos como tartarugas e uma imensa variedade de peixes. Mergulhando de cilindro, dá pra desbravar naufrágios centenários na costa da ilha.
Na área de gastronomia, Ilhabela é um prato cheio! Temos as mais variadas opções de restaurantes, quiosques e bares, daquele petisco à beira-mar com drinks especiais até pratos elaborados da alta gastronomia para serem saboreados com vista para o mar e para o melhor pôr do sol do litoral.
Também temos atrações pra quem quer fazer aquela comprinha nas férias, ou pra quem veio pra desconectar do mundo e se reconectar com si mesmo. Sim, Ilhabela tem atrações pra quem busca bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente, seja nas férias ou no dia a dia. Confira nossas dicas e veja o que fazer em Ilhabela.
O clima da região é o tropical litorâneo úmido, ou tropical atlântico, predominantemente quente e úmido, com temperatura média anual de 24,8°C. O mês mais quente costuma ser fevereiro, com temperatura média de 28,2°C, e o mais frio normalmente é julho com média de 20,7°C. A maior concentração de chuvas tende a ser nos meses de verão, e os dias de outono podem proporcionar belas vistas com sol e céu azul.
Foto: Praia da Fome.