A tainha tem ocorrência apenas no Sul e Sudeste e é fortemente ligada a cultura de ranchos de pesca e da pesca artesanal em geral. São espécies costeiras que formam cardumes, sendo encontrados em grande abundância nas lagoas, onde passam grande parte do seu ciclo de vida, migrando depois para o mar.
De 4 a 7 de julho, a região Sul de Caraguatatuba recebe o 19º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras, na Praça de Eventos do Porto Novo. O evento promete muita gastronomia caiçara e uma programação musical variada. A expectativa é que cerca de 500 kg de tainha sejam comercializados.
O público poderá degustar pratos tradicionais como a tainha espalmada (aberta) e recheada, além de pastel, porção e outras opções gastronômicas. Serão 10 barracas de tainha e pescados caiçaras; um estande de mexilhão; três estandes de doces; além de vendedores de cerveja artesanal, produtores de Cambuci e de agricultura familiar, artesanato e ambulantes variados (pipoca, milho, açaí, entre outros).
As barracas, boxes e estandes funcionarão na quinta-feira (4), das 18h às 22h; na sexta e sábado (5 e 6), das 12h às 22h; e no domingo (7), das 12h às 21h.
O evento é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca).
Confira a programação:
Dia 4 (quinta-feira)
19h: Tribo Caiçara (forró)
Dia 5 (sexta-feira)
13h: Carlinhos Guilbert (MPB)
19h30: Beltane Duo (MPB e pop rock)
Dia 6 (sábado)
13h: Lua & Rodrigo (samba)
16h30: Zé da Viola & Washington Oliveira (sertanejo)
19h30: Samba 5 (samba e pagode)
Dia 7 (domingo)
12h30: Zé Andrade (sertanejo)
15h: Valentine Acoustic (MPB e pop rock)
18h: Conexão Sertaneja