Taubaté
Um homem foi executado a tiros e outro ficou ferido em Taubaté, por volta de 23h30, deste domingo (27/08). Na ocasião, policiais militares foram acionados para uma ocorrência pela Rua José Vilela Reis, bairro Imaculada Conceição. Ao chegarem ao local, encontraram a vítima, de 50 anos, já sem vida dentro uma caminhonete Amarok. O homem tinha diversas perfurações decorrentes de arma de fogo pelo corpo, sendo duas no rosto, uma na mão direita, uma no tórax, uma no braço esquerdo.
No local dos fatos, os policiais foram informados por parentes de que um jovem, de 22 anos, sobrinho do homem morto, havia sido alvejado com ao menos cinco tiros, dois no tórax, dois no braço esquerdo e um no pescoço, e socorrido por uma testemunha ao Hospital Regional. Os policiais ainda foram informados pelo sobrinho, via 190, de que o local dos disparos não foi a Rua José Vilela Reis e, sim, uma via no bairro Jaraguá. Não há informações atualizadas a respeito do estado de saúde do jovem.
A perícia esteve no local. O carro e três aparelhos celulares foram apreendidos e passarão por análise do Instituto de Criminalística. O caso foi registrado como homicídio e homicídio na delegacia de plantão em Taubaté.
São José dos Campos
Moradores do bairro Residencial Elmano Veloso, na zona sul de São José dos Campos, entraram em confronto com policiais militares durante abordagem em uma ocorrência de tráfico de drogas. O caso ocorreu neste domingo (27). O confronto aconteceu durante uma abordagem da Polícia Militar a um homem envolvido em tráfico de drogas, na rua Luiz Gonzaga. O caso começou quando os policiais avistaram um homem praticando tráfico de drogas ilícitas na rua.
O homem teria resistido à abordagem dos policiais, que usaram um teaser (arma não letal de choque) na tentativa de contê-lo.
O uso do teaser desencadeou a revolta da população local, que se reuniu em protesto contra a atuação policial. De acordo com relatos, a situação se agravou quando um homem investiu contra um dos policiais com um tronco de madeira, atingindo-o nas costas.
Após a agressão, o policial teria perdido a sensibilidade nas pernas e foi imediatamente encaminhado ao Hospital Regional de São José para avaliação médica. A tensão aumentou e a viatura da Polícia Militar, que estava no local, foi alvo de pedras e objetos lançados por manifestantes. Após intensa mobilização, a PM conseguiu controlar a situação, levando à prisão do agressor do policial e do homem responsável pelo ataque à viatura. Ambos foram detidos e levados sob custódia.
O bairro deve receber uma ação especial de segurança da PM ao longo desta semana, chamada de “Operação Escudo”. Os objetivos são a retomada da ordem e a prevenção de novos incidentes. O policial agredido foi submetido a exames médicos na manhã desta segunda-feira (28). Segundo informações, o estado de saúde é estável e ele já teria recuperado a sensibilidade nas pernas.
Cruzeiro
Um jovem de 21 anos morreu após ser baleado na cabeça. O incidente ocorreu por volta das 1:30 da segunda-feira (28), na rua João Leite da Silva, localizada no bairro Vila Loyelo, em Cruzeiro, cidade com a maior taxa de homicídios do estado de São Paulo.
Segundo informações preliminares, a vítima, cuja identidade ainda não foi divulgada pelas autoridades, foi alvejada na cabeça por disparos de arma de fogo. A Polícia Militar foi acionada após o incidente.
O jovem foi encontrado caído na rua, e a equipe de resgate também foi acionada para prestar os primeiros socorros. Após os primeiros atendimentos, ele foi encaminhado para a Santa Casa da cidade, o jovem não resistiu e veio a óbito.