A operação aconteceu no começo da tarde deste domingo (12/03), em São José dos Campos e Caçapava, e foi desencadeada pela divisão de crimes cibernéticos do DEIC (Departamento Especializado de Investigações Criminais) de São Paulo e contou com o apoio dos policiais do DEIC São José dos Campos e da Polícia Civil de Caçapava.
Na ação, três adolescentes foram abordados e levados para a sede do DEIC em São José, onde foram ouvidos. Dois deles, de 17 anos, foram apreendidos em São José e um, de 13, na Vila Naly, em Caçapava. A operação cumpriu mandados de busca na casa dos investigados e foi autorizada pela Justiça. Além das duas cidades, a operação aconteceu em outros municípios do Estado, como Tupã.
Um dos adolescentes, de São José, teria planos de matar ao menos cinco alunos, uma vez que alega sofrer bulling na escola onde estuda, o colégio Diácono Hamilton Bontorin de Souza, que fica no bairro Altos da Vila Paiva, Zona Norte.
Em relação ao segundo adolescente da cidade, que também foi levado para à delegacia, ele não tem relação com o plano e só foi ouvido porque o colega de escola usou a mesma rede wi-fi. Não está clara ainda a participação do adolescente de 13 anos no caso. Os detalhes não foram divulgados, uma vez que as investigações estão em segredo de Justiça.
Com o adolescente que teria o plano de matar os colegas, a polícia apreendeu uma faca, dois canivetes, celulares, eletrônicos e máscaras, iguais as usadas no atentado de Suzano, que nesta segunda (13/03) completa quatro anos.
A Polícia Civil desencadeou a operação, uma vez que recebeu um alerta de autoridades americanas, que rastrearam conversas de redes sociais. As conversas apontavam para ação em escolas do estado de São Paulo.
Os advogados de defesa, Bruno Roberto Rocha Gonçalves Leite e Elianai de Andrade Couto, de um dos adolescentes, que esteve na delegacia e acompanhou o cliente. Eles disseram que acompanham o caso e ainda não têm detalhes, uma vez que o processo está em segredo de Justiça.