Cinco pessoas foram presas e um estabelecimento comercial irregular foi interditado na região central de São José dos Campos, na manhã de quinta-feira (10), durante a segunda fase da Operação Nexus.
Os agentes também apreenderam cerca de 900 porções de entorpecentes.
A investigação é coordenada pela Diju (Delegacia da Infância e Juventude) da Polícia Civil, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e do Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de São José dos Campos. O estabelecimento comercial interditado fica no bairro Santa Luzia, na região central.
A operação teve como foco o combate ao tráfico de drogas envolvendo adolescentes e usuários compulsivos de entorpecentes, especialmente na região central da cidade.
Após meses de investigação e monitoramento, a Polícia Civil identificou um ponto ativo de venda de drogas no bairro. Segundo a polícia, além da comercialização de entorpecentes, os criminosos coagiam menores usuários a atuarem como olheiros, mantendo-os no local como forma de “pagamento” pela droga consumida.
Durante a operação, os agentes apreenderam cerca de 900 porções de entorpecentes, além de aparelhos celulares, que serão analisados durante as investigações. A operação integra o programa São José Unida, que promove a atuação conjunta das forças de segurança no município.
Desde sua criação, em 2017, o programa já coordenou mais de 1.500 operações integradas, contribuindo para a redução da criminalidade e o fortalecimento da segurança pública na cidade.