A Operação Sossego no Natal, realizada pelas equipes da Prefeitura de São José dos Campos e Polícia Militar, por meio do programa São José Unida, atendeu um total de 424 ocorrências, sendo 88 relacionadas à perturbação do sossego.
Foram efetuadas 20 prisões de indivíduos procurados pela Justiça, entre outras ações.
A Operação aconteceu entre os dias 20 e 26 de dezembro, com início às 21h da última sexta-feira, tendo por objetivo garantir a tranquilidade e a segurança da população durante o período festivo, coibindo casos de perturbação do sossego, poluição sonora causada por motocicletas e aglomerações em estabelecimentos comerciais após as 22h. Como parte da estratégia, também foram realizados bloqueios em pontos estratégicos em todas as regiões da cidade.
Tecnologia e integração
Os profissionais das Forças de Segurança que atuam no CSI (Centro de Segurança e Inteligência) estiveram diretamente envolvidos na operação, utilizando tecnologias de monitoramento e fiscalização por meio das 1.186 câmeras instaladas na cidade. A Operação Sossego contou com a participação da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Fiscalização de Posturas Municipais e equipes de Mobilidade Urbana.
Balanço
Somente no dia de Natal, foram registradas 25 ocorrências. Além disso, no âmbito da Operação São José Unida, os resultados foram os seguintes:
-1.614 pessoas abordadas
-59 motos apreendidas
-8 veículos apreendidos
-20 indivíduos presos, incluindo procurados pela Justiça
-3 armas apreendidas
Operação no Ano Novo
A Operação Sossego segue ininterrupta até o dia 1º de janeiro, reafirmando o compromisso da Prefeitura e da Polícia Militar em garantir a ordem e a tranquilidade durante as celebrações deste período do ano. O trabalho integrado entre os órgãos de segurança continua sendo uma prioridade para proteger os cidadãos e assegurar o bem-estar coletivo.