Uma ossada humana foi encontrada em uma cova rasa em um terreno abandonado na avenida Treze, no Conjunto Habitacional Dom Pedro 2º, em São José dos Campos, na manhã desta sexta-feira (20).
Guardas municipais localizaram os restos mortais durante uma vistoria na área, que possui vegetação densa e uma trilha de acesso.
Os agentes relataram que, ao cavarem a cova com o auxílio de uma ferramenta cedida por um morador, encontraram restos de roupas e fragmentos ósseos. A Polícia Civil foi imediatamente acionada para dar prosseguimento às investigações.
O terreno, descrito como abandonado e de difícil acesso, possui um espaço identificado como um templo de oração ao ar livre. A cerca de dois minutos de caminhada pela trilha, foi localizada a cova contendo os restos mortais.
Segundo o perito criminal que analisou o local, a ossada estava vestida com uma camiseta preta da marca Hugo Boss, além de bermuda e cueca.
O estágio avançado de decomposição impossibilitou a identificação imediata da vítima. No entanto, a análise preliminar sugere que se trata de um homem, com base na presença de um aparelho ortodôntico na arcada inferior.
Investigação
Na manhã de sexta-feira (20), o GTAM estava na região do bairro Dom Pedro II na tentativa de localizar motocicletas produtos de roubos/furtos que poderiam estar escondidas em áreas de mata.
Ao fim das buscas, uma das equipes, que estava saindo do matagal, avistou uma área retangular no solo sem vegetação, destoando do restante do local. Ao tocar essa área, constatou-se que a terra era mais fofa, o que colaborou com as suspeitas da equipe.
Ao retirar um pouco da terra, foram localizadas roupas e ossos condizentes com a anatomia humana.
Após ser realizado contato com o 7º Distrito Policial - responsável pela região - a Delegada de Polícia titular compareceu ao local juntamente com a perícia, que constatou que se tratava de ossada humana.
Após examinados previamente a ossada foi removida pela Urbam e encaminhada ao IML (Instituto Médico Legal) para exames necroscópicos e coleta de material genético, que será comparado com possíveis registros de desaparecidos.
O caso será investigado pela Polícia Civil.