A Polícia Militar de São José dos Campos recapturou 11 detentos no primeiro dia da saída temporária, que teve início na terça-feira (17). Os presos foram flagrados nas ruas descumprindo as regras impostas pela Justiça para o benefício. Todos foram reconduzidos ao sistema prisional.
Para ter direito à 'saidinha', os detentos devem seguir uma série de medidas, como permanecer na cidade informada ao Poder Judiciário, não circular nas ruas durante a noite e evitar bares, boates e qualquer ato considerado grave pela Justiça. Os detentos que infringem essas regras são levados imediatamente de volta ao presídio, conforme portaria da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
Após a recaptura, os detidos passam por exame no Instituto Médico Legal (IML) e são encaminhados aos Centros de Detenção Provisória ou à Penitenciária Feminina. Além disso, um acordo entre a SSP e o Tribunal de Justiça do estado permite que policiais consultem, por meio de dispositivos móveis, a situação prisional dos abordados, verificando se as medidas cautelares estão sendo cumpridas.
Esta é a terceira saída temporária concedida pela Justiça em São Paulo neste ano. Os detentos devem retornar às penitenciárias até a próxima segunda-feira, 23 de setembro.