A caixa-preta do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) registrou gritos e uma fala do copiloto pedindo mais potência à aeronave. O copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva perguntou o que estava acontecendo antes de solicitar o aumento na potência. A gravação inclui gritos dentro da aeronave e termina com um estrondo.
Das 62 vítimas do acidente, 60 já foram identificadas.
Até o momento, 30 corpos foram liberados aos familiares. Um relatório preliminar sobre o acidente deve ser finalizado em 30 dias.
Pela transcrição, o copiloto percebeu que o avião estava perdendo altitude e perguntou o que estava acontecendo. Na sequência, ele disse que era preciso "dar potência", uma forma de fazer a aeronave evitar a queda.
Ainda de acordo com a reportagem, um minuto teria se passado desde que a perda de altitude foi constatada até o choque do avião no solo. A gravação mostrou gritos e um grande estrondo naquele momento. Segundo o Cenipa, durante o tempo da queda a tripulação tentou encontrar formas de reagir, o que não foi possível.
A investigação ainda prossegue e o laudo deve sair em 30 dias. De acordo com os investigadores, foi difícil decifrar os áudios por causa do barulho na cabine, provocado pelas hélices do avião, que ficam na parte de cima da fuselagem.
Mesmo assim, uma análise preliminar do Cenipa não identificou sons característicos de alertas que poderiam dar indícios da causa da queda, como alarme de incêndio, de falha elétrica ou de pane no motor.