Balanço divulgado pela Secretaria da Segurança Pública aponta que 39 detentos em saída temporária foram capturados na região do Vale do Paraíba após descumprirem as regras do benefício ou cometerem crimes. Em todo o estado, foram mais de 700 prisões.
A saída temporária teve início no dia 23 de dezembro, quando os detentos forram liberados para Natal e Ano Novo, e encerrada no fim da tarde desta quarta-feira (3). Ainda segundo a SSP, os detentos capturados durante a 'saidinha' foram encaminhados de volta às unidades prisionais, conforme prevê portaria publicada pela pasta e com anuência da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), responsável pela administração dos presídios no Estado.
A SSP informou também que um acordo com o Tribunal de Justiça de SP neste ano facilitou o acesso de policiais ao processo de réus beneficiados com o benefício.
As viaturas contam com dispositivos móveis, que dão acesso à consulta da situação prisional da pessoa que é abordada. Assim, os policiais conseguem verificar se as medidas impostas pela justiça estão sendo cumpridas. Caso não estejam sendo, a PM pode prender o suspeito.
O prazo para que os detentos retornassem à prisão acabou às 18h desta quarta-feira. Presos que não voltaram às unidades são considerados foragidos. 33 mil pessoas foram beneficiadas com a saidinha de fim de ano.