É difícil falar de PSDB e não lembrar dele "João Doria" que teve uma passagem turbulenta pelo partido dos tucanos quando se lançou candidato a prefeito de SP e ganhou. Internamente já avia um desgaste que só piorou quando o mesmo se lançou candidato a governador de SP que só ganhou por se associar ao Bolsonaro com o slogan "Bolsodória".
Depois de eleito entrou em rota de colisão com ex-presidente que só piorou com a politica do fica em casa durante a pandemia. Doria conseguiu o impossível já mais imaginado, rachar um dos maiores partidos do Brasil "PSDB" que hoje tenta juntar os cacos deixando pela passagem turbulenta do ex-governador de SP "João Doria" na ocasião "PSDB".
O trabalho está a cargo de Irina Bullara, ex-presidente do RenovaBR, grupo que busca novas lideranças na política. O PSDB contratou uma consultoria para fazer um "diagnóstico propositivo" sobre o futuro do partido, que diminuiu após a eleição do ano passado e busca se reerguer.
A consultoria foi contratada por decisão do presidente nacional do partido, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que assumiu a legenda com o discurso de renovar a imagem tucana. O custo não foi informado.
Foram selecionadas 120 lideranças do PSDB no Brasil, entre deputados federais, estaduais, senadores e dirigentes partidários, que estão sendo procuradas para conversas individuais.
"O propósito dessas entrevistas é uma escuta das lideranças sobre a visão do partido no passado, presente e futuro. As perguntas são as mesmas para que consigamos consolidar essas informações em diagnósticos propositivos", diz e-mail enviado aos tucanos escolhidos.
A ideia é que o diagnóstico da consultoria esteja pronto até o segundo semestre.