Com a mudança, cerca de 267 mil famílias deixaram de receber o benefício que previa o pagamento de botijões a famílias carentes.
Nesta quinta-feira (27), o Ministério do Desenvolvimento Social, que gere o programa Auxílio Gás, informou após atualizações no cadastro ocorreu a retirada de beneficiários que não tinham direito ao auxílio. Com a mudança, cerca de 267 mil famílias deixaram de receber o benefício que previa o pagamento de botijões a famílias carentes.
Segundo dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação, em dezembro de 2022, o benefício era pago a 5,95 milhões famílias e, em abril deste ano, o número já havia caído para 5,69 milhões, resultando em uma queda de 4,4% que foi explicada pelo governo.
“Nós tínhamos muitas pessoas que não preenchiam os requisitos. O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, ele estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo. Nós estamos falando de um esforço de dinheiro do povo brasileiro”, explicou o ministro Wellington Dias.