Com o fim da diplomação, que oficializou a vitória do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta 2ª feira (12.dez), o grupo de trabalho petista abre oficialmente o período de negociações para definir os comandos da Esplanada no próximo governo.
Até o momento, cinco ministros foram anunciados todos da cota pessoal de Lula, como os correligionários Fernando Haddad no Ministério da Fazenda e Rui Costa na Casa Civil.
Há ainda expectativa em torno de Izolda Cela para a Educação. A governadora do Ceará chegou, nesta 2ª, ao evento de diplomação ao lado de Lula e Alckmin. Mas as tratativas a respeito da pasta continuam em negociação.
Novos nomes
Inicialmente, o grupo de trabalho petista aguardava o evento de diplomação para dar os primeiros nomes aos ministérios, mas as repercussões em torno da composição do governo levaram à antecipação na última 6ª. Passado o evento, a expectativa formada é que as indicações saiam nos próximos dias.
Com o número total de ministérios ainda não definidos de forma oficial, estima-se que até 30 outros nomes sejam anunciados. Mais cedo, o futuro titular da Casa Civil, Rui Costa, disse a jornalistas que a Esplanada pode ter cerca de 35 pastas.
Após a solenidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta 2ª, o próximo grande evento oficial será a cerimônia de posse, marcada para 1º de janeiro.