Agenda do Poder: o ministério da Defesa indicou que vai entregar, nesta 4ª feira (9.nov), o relatório sobre as urnas eletrônicas. Segundo o Estadão, "o Comando do Exército não tem intenção de questionar o resultado das urnas, mas deve apresentar ressalvas, como a de que nenhum sistema informatizado está 100% blindado e precisa de aprimoramento".
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está em Brasília para uma maratona de reuniões com chefes de poderes. Os encontros são parte da fase inicial do governo de transição.
Pela manhã, Lula se reúne com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na residência oficial. Depois, ao meio-dia, o encontro será com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, também na residência oficial.
À tarde, será a vez de se reunir com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber. Há ainda uma expectativa que Lula tenha encontro com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, mas esse é o único compromisso que ainda não foi oficializado.
Em outra frente, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) que é o coordenador do governo de transição segue com as negociações e a elaboração do texto da chamada "PEC da Transição".
Hoje, há uma previsão de um novo encontro com o relator do Orçamento da União para 2023, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) e outras lideranças políticas para tentar fechar o texto final. A prioridade é garantir que o Auxílio Brasil, que voltará a ser chamado de Bolsa Família, seja mantido em R$ 600.