O Progressistas (PP) apresentou ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados uma representação em que pede a cassação do mandato de André Janones (Avante-MG) por supostamente divulgar fake news.
A informação foi confirmada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), pelo Twitter. Na publicação, ele acusa Janones de ser "réu confesso de propagar fake news" e pontua: "As instituições, agora, avaliem e julguem esses atos antidemocráticos".
O deputado federal reeleito falou sobre a representação pela rede social também. De acordo com ele, no documento há uma confissão de que bolsonaristas promovem notícias falsas. Ele pergunta ainda por que estes não responderam pelos atos no Conselho de Ética.
No final de agosto, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um pedido, protocolado pela coligação Pelo bem do Brasil (PP/Republicanos/PL), para que fosse determinada a exclusão de publicações feitas por Janones e houvesse reconhecimento de direito de resposta por causa do conteúdo. O parlamentar é um dos principais apoiadores da candidatura de Lula (PT) a presidente nas redes sociais.