Pesquisa eleitoral Exame/Ideia, divulgada nesta 5ª feira (23 .jun), mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% dos votos em pesquisa estimulada, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 36%. Nesse cenário, os dois iriam para o segundo turno. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%; Simone Tebet (MDB), 3%; e André Janones, com 1% dos votos.
A margem de erro da pesquisa é 3%, para mais ou para menos. Com isso, Gomes, Tebet e Janones estão tecnicamente empatados.
Luiz Felipe D'Avila (Novo) e Pablo Marçal (Pros) têm 0,5% cada um; e Vera Lucia (PSTU), 0,3%. Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) pontuam com 0,1% cada.
Esse é o primeiro levantamento Exame/Ideia após a desistência do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) da eleição presidencial. Por conta disso, segundo os pesquisadores, não é possível comparar com precisão a atual pesquisa com a sondagem de maio.
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não é apresentado ao nome dos candidatos, Lula pontua 35% dos votos e Bolsonaro tem 65% das intenções de voto. Ciro tem 4% e Tebet possui 1% dos votos. Ao todo, 19% dos entrevistados dizem ainda não saber sobre em quem votar.
Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista ganharia as eleições com 48% dos votos e o atual presidente teria 41% dos votos. Nesse cenário, os votos brancos, nulos e dos que não sabem somam 10%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02845-2022 e pode ser acessada na íntegra neste link.