Após perder maioria na Câmara de São José dos Campos, a base aliada ao governo Anderson Farias (PSD) não tem mais conseguido barrar requerimentos da oposição que cobram informações da Prefeitura.
Nas últimas três semanas, nenhum requerimento da oposição foi rejeitado.
Para efeito de comparação, no ano passado, a base aliada ao governo Anderson na Câmara barrou 182 requerimentos que cobravam informações da Prefeitura.
A rejeição de requerimentos era uma forma de blindar o governo Anderson, já que esse tipo de documento deve ser respondido obrigatoriamente em 15 dias quando aprovado em plenário. Quando são rejeitados, a Prefeitura não é obrigada a responder à Câmara.
Mudança
A base aliada ao prefeito deixou de ser maioria na Câmara após Cel Wilker (MDB) ser escolhido como candidato a vice na chapa de Anderson na eleição desse ano. Com isso, o vereador Robertinho da Padaria (PRD), que esperava formar chapa ao lado do prefeito, anunciou que iria apoiar a candidatura de Eduardo Cury (PL).
Oposição
Com a mudança, a oposição passou a ter 11 das 21 cadeiras na Câmara. Além de Robertinho da Padaria, os outros vereadores que integram o grupo são: Amélia Naomi (PT), Dr. José Claudio (PSDB), Dulce Rita (União), Fernando Petiti (PSDB), Juliana Fraga (PT), Lino Bispo (PL), Renato Santiago (União), Roberto Chagas (PL), Thomaz Henrique (PL) e Walter Hayashi (União).
Base Governista
Já a base aliada ao prefeito ficou com 10 vereadores: Fabião Zagueiro (PSD), Juvenil Silvério (PSD), Júnior da Farmácia (MDB), Marcão da Academia (PSD), Marcelo Garcia (PRD), Milton Vieira Filho (Republicanos), Rafael Pascucci (PSD), Rogério da Acasem (PP), Zé Luis (PSD) e Roberto do Eleven (PSD) - esse último é o presidente da Câmara.
Votações
Cientes de que são minoria atualmente, os governistas não têm mais votado contra os requerimentos da oposição, que passaram a ser aprovados por unanimidade.