Por: Aqui Vale
Em fevereiro de 2022, foi aprovada pela Câmara dos Deputados a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe a transferência de terrenos da Marinha em áreas à beira-mar. Na época, dois deputados federais do Vale do Paraíba votaram a favor. Foram eles, Eduardo Cury (PL), que na época estava no PSDB, e Milton Vieira (Republicanos).
Procurados pelo Aqui Vale, Eduardo Cury e Milton Vieira ainda não se manifestaram. Deixamos o espaço em aberto para esclarecimentos.
A PEC passou na Câmara com o apoio de 377 deputados, apenas 93 votaram contra e um se absteve. O texto foi aprovado na legislatura passada e quase 300 dos parlamentares que votaram a favor seguem no mandato.
Atualmente, as áreas à beira-mar pertencem ao Governo Federal, que avaliou nesta quarta-feira (5) que se a PEC for aprovada favoreceria a especulação imobiliária e dificultaria o acesso da população ao mar.
A proposta está em análise no Senado.
O assunto começou a tomar maior proporção após uma briga nas redes sociais envolvendo a atriz Luana Piovani e o jogador Neymar, que anunciou uma parceria com uma construtora para obras de um condomínio na beira da praia.