O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu seu menor índice de aprovação desde quando teve início, em 1º de janeiro de 2023. Diferente da tendência de crescimento inicial, a taxa sofreu uma queda na avaliação positiva, de até 6 pontos percentuais num período de 12 meses.
De acordo com a pesquisa divulgada pelo PoderData, realizadas entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2023, cerca de 46% dos brasileiros aprovam a atua condução do chefe do Executivo. Enquanto isso, a taxa de desaprovação obteve uma subida, com 44%, enquanto 10% não sabem ou não quiseram responder.
No comparativo com a mais recente avaliação, feita em setembro, houve uma queda na aprovação do governo de Lula em dois pontos – antes era 48%, enquanto a taxa de desaprovação diminuiu eram 45%. Outros 7% não sabiam ou não quiseram responder.
A curva de comparação entre as cinco pesquisas solicitadas pelo instituto de pesquisa, por sua vez, mostrou uma oscilação frequente entre a avaliação dos brasileiros pelo atual governo. A pesquisa em questão, foi realizada com 2.500 pessoas, em 244 municípios do Brasil, com margem de erro de 2 pontos percentuais, e 95% de confiança do atual cenário.