No último Museu Vivo de abril, que acontecerá neste domingo (30), a partir das 14h, no Museu do Folclore de São José dos Campos, o público poderá acompanhar e vivenciar diferentes expressões da cultura popular local, como a Companhia de Moçambique da Vila Tesouro.
Também estarão presentes neste encontro a artesã Miriam Coelho de Azevedo Rezende, que fará crochê e tricô, e a culinarista Rosemary Laranjeira David, que vai elaborar uma gostosa receita de bolo de fubá. A atividade é gratuita e se estenderá até as 17h, na área externa do museu.
Moçambique
Com mais de 100 anos de existência, o Moçambique da Vila Tesouro tem origens em Caçapava, nas minas de carvão da Fazenda João Pindão, onde Justiniano Gusmão assumia a função de mestre e a esposa, Andressa Clementina de Lobato, cuidava das vestimentas e da organização do grupo.
Devotos de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, Justiniano e Andressa criaram os sete filhos, sempre procurando passar os costumes da dança do Moçambique, herdados dos ancestrais escravizados, dos quais eram descendentes. Por volta de 1932, a família veio morar em São José dos Campos.
Nessa época, já com 113 anos, Justiniano nomeou o filho Antônio Gusmão mestre da companhia, que, com a esposa, também repassou os ensinamentos da dança para os filhos e netos.
Com o falecimento de Antônio, a neta Isabel Cristina Gusmão Novais, 48 anos, assumiu a coordenação do grupo.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Atualmente, sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore
Avenida Olivo Gomes, 100, Santana (Parque da Cidade)
3924-7318 e 3924-7354
www.museudofolclore.org