Ilhabela se prepara para receber três novas exposições imperdíveis entre os dias 4 e 27 de abril. No Centro Cultural Waldemar Belisário, os visitantes poderão apreciar as mostras "Submergente", de Sacha Novikov, e "Do tecido à tela", de Camila Mendes, enquanto, na sede da Fundaci, estará disponível a exposição “Coletanea Ilhabela”, de Sérgio Mancini. As obras exploram a criatividade dos artesãos e a cultura local.
Morador da Ilhabela há 39 anos e frequentador do paraíso há mais de 5 décadas, Sacha realiza seus quadros através da arte do Gyotaku (técnica japonesa que consiste na impressão do pescado em tecido), com peixes por ele capturados de modo seletivo e criterioso, e utiliza para as molduras, madeiras e cabos coletados no mar (na superfície ou submersos) e nas costeiras da cidade, durante as navegações e suas jornadas de pesca, conferindo assim a cada obra um aspecto peculiar, único e irreplicável.
Camila Mendes é artesã, publicitária e oceanógrafa de formação. Paulista e caiçara há mais de 20 anos, vive oficialmente em Ilhabela há 7 e entrou no mundo da arte como uma válvula de escape depois de dias intensos de trabalho. Passando por diversas técnicas de arte, foi no patchwork embutido que encontrou sua vocação e desenvolveu uma enorme paixão pela técnica, seguindo por este caminho. No arquipélago, é a única artesã que trabalha com o patchwork embutido.
A exposição "Coletânea Ilhabela", de Sérgio Mancini, traz uma profunda conexão entre o artista e a ilha que tem sido sua casa nos últimos quatro anos. Ao longo de sua trajetória, Mancini participou de diversas exposições que exploram os aspectos característicos de Ilhabela, imortalizando a essência da ilha por meio de diferentes técnicas e estilos. Cada obra reflete um pedacinho da paisagem, da cultura e da vida cotidiana do arquipélago, utilizando cores vibrantes, formas expressivas e uma interpretação única do ambiente ao seu redor. A arte do artista se traduz em um convite para que o público entre em contato com a natureza exuberante e as emoções que a ilha desperta.
As exposições são gratuitas e poderão ser visitadas no Centro Cultural Waldemar Belisário, na Vila, localizado na Rua da Padroeira, nº 140. Esta é uma realização da Fundaci – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela e da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura.
Serviço
Centro Cultural Waldemar Belisário
De 4 a 27 de abril
- Exposição "Submergente", de Sacha Novikov.
- Exposição "Do tecido à tela", de Camila Mendes.
Sede da Fundaci
De 4 a 27 de abril