noticias463 Seja bem vindo ao nosso site RADIO WEB NEW VALE!

Musica / Arte / Cultura

Cosplay, cultura pop japonesa que ganhou o mundo inclusive no Brasil.

Publicada em 21/06/24 às 09:09h - 79 visualizações

Jornalista Clodoaldo Braz


Compartilhe
Compartilhar a noticia Cosplay, cultura pop japonesa que ganhou o mundo inclusive no Brasil.  Compartilhar a noticia Cosplay, cultura pop japonesa que ganhou o mundo inclusive no Brasil.  Compartilhar a noticia Cosplay, cultura pop japonesa que ganhou o mundo inclusive no Brasil.

Link da Notícia:

Cosplay, cultura pop japonesa que ganhou o mundo inclusive no Brasil.
 (Foto: DIVULGAÇÃO )
Cosplay é um termo em inglês, formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação). É considerado um hobby onde os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop japonesa.

Cosplay, uma abreviação de costume play (do inglês, costume; traduzido como "fantasia" ou "figurino", e play, traduzido como "jogo" ou "dramatização") é uma atividade e arte performática em que os participantes chamados cosplayers usam fantasias e acessórios para representar um personagem específico. 

Cosplayers geralmente interagem para criar uma subcultura, e um uso mais amplo do termo cosplay se aplica a qualquer interpretação de personagens em locais além do palco. 

Fontes favoritas incluem animes, mangás, animações, histórias em quadrinhos, séries de televisão e videogames. O termo é composto pelas duas contrapartes acima mencionadas – figurino e dramatização.

O cosplay surgiu da prática de fantasias de fãs em convenções de ficção científica, começando com as "futurecostumes" de Morojo criadas para a 1ª Convenção Mundial de Ficção Científica (Worldcon) realizada em Nova York em 1939. 

O termo japonês kosupure (コスプレ) foi cunhado em 1984. 

Um rápido crescimento no cosplayers que realizam essa atividade como hobby desde a década de 1990 tornou o fenômeno um aspecto significativo da cultura popular no Japão, assim como em outras partes do leste da Ásia e no mundo ocidental. Eventos de cosplay são características comuns de convenções de fãs, e hoje existem muitas convenções e competições dedicadas, bem como redes sociais, sites e outras formas de mídia centradas em atividades de cosplay.

O cosplay pode ser apresentado de diversas formas e lugares. 

Uma subcategoria da cultura do cosplay é focada no apelo sexual, com cosplayers escolhendo especificamente personagens conhecidos por sua atratividade ou trajes reveladores. No entanto, vestir um traje revelador pode ser uma questão sensível ao aparecer em público. 

Nos anos 1970, era tão comum que pessoas aparecessem nuas em convenções de fãs de ficção científica americanas que foi introduzida uma regra de "nenhum traje é nenhum traje". Algumas convenções nos Estados Unidos, como a Phoenix Comicon (agora conhecida como Phoenix Fan Fusion) e a Penny Arcade Expo, também estabeleceram regras nas quais reservam o direito de pedir aos participantes que saiam ou mudem de traje se considerarem inapropriado para um ambiente familiar ou algo de natureza semelhante.







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 988677781

Copyright (c) 2025 - RADIO WEB NEW VALE
Converse conosco pelo Whatsapp!