Na ultima quarta-feira (29/11/2023), a Câmara homenageou, com a entrega da Medalha Cassiano Ricardo, o Grupo de Jongo Mistura da Raça, que atua na valorização da identidade negra e afirmação da igualdade racial. O grupo liderado por Laudeni de Souza realiza uma série de eventos como rodas, formações, festas e viagens; atuando em espaços culturais e educacionais, instituições públicas e privadas, praças e parques.
Mestre Laudeni, que desde criança acompanhava seu pai, mestre Dorvalino, nas rodas de jongo, chegou a São José dos Campos em 1998. Distante do convívio diário com a comunidade jongueira “Os Filhos de Angola”, da qual fazia parte em Barra do Piraí- RJ, sentia falta da tradição. Então, procurou se informar e descobriu que em São José também havia jongueiros praticantes. Resolveu reuni-los em sua casa para tocar, dançar, cantar e contar histórias. Assim, em 2002, nasceu o Grupo de Jongo Mistura da Raça.
A autora do decreto legislativo 33/2023, a vereadora Juliana Fraga (PT) contou que já participou de uma roda e afirmou que é essencial manter viva uma manifestação popular afro-brasileira como esta, um trabalho educacional e cultural.
Durante a cerimônia, um vídeo mostrou em imagens a trajetória do grupo joseense, com rodas de dança e divulgação na mídia.
Amigos, a filha do mestre, Luciana Brauna e o Ogã (chefe nas religiões de matriz africana), Fabrício Camilo relembraram episódios em que Laudení exerceu a liderança, sua presença acolhedora e ensinamentos, como a importância da coletividade e a dedicação ao bairro Coqueiro.
Ao receber a honraria junto da matriarca Dona Adélia, Laudeni agradeceu e falou da trajetória de luta, decepções e vitórias, acontecimentos que o fortaleceram. Ele disse não andar sozinho, mas com seus santos e pessoas queridas que torcem pelo bem do grupo.
Após, o grupo fez uma apresentação de roda de jongo ao público presente.