Com a participação de 5 folias de reis, o Museu do Folclore de São José dos Campos abrirá o presépio no domingo (3), a partir das 13h30, no Parque da Cidade. O encontro, que marca o início do ciclo de Natal, também servirá para o espaço comemorar 26 anos de existência.
O presépio, neste ano, foi montado pelo mineiro José Paulo de Oliveira, 83 anos (foto capa), com a ajuda de familiares e amigos. Ele é integrante da Cia dos Três Reis Estrela do Oriente e realiza a atividade há 62 anos, produzindo as próprias peças, feitas de madeira e alumínio.
“Quando recebi o convite para montar o presépio do Museu do Folclore, fiquei ansioso, pois teria oportunidade de mostrar a minha tradição e devoção”, declarou José Paulo. “Estou orgulhoso em poder reunir minhas filhas, neto, genro, sobrinho e irmão para fazer este trabalho. Foi muito gratificante.”
Participarão da manifestação os seguintes grupos: Irmandade de Santos Reis, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, Folia de Reis do Mestre Zé Mira e Cia dos Três Reis Estrela do Oriente (de São José dos Campos) e Folia de Reis Filhos do Oriente (Jacareí).
Gestão
O Museu do Folclore está instalado no Parque da Cidade desde 1997, onde mantém uma exposição de longa duração, uma biblioteca especializada em cultura popular e uma brinquedoteca, além de realizar várias atividades.
O museu é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada em 1988.
Museu
Avenida Olívio Gomes, 100, Santana (Parque da Cidade) / 3924-7318 e 3924-7354
http://www.museudofolclore.org/
Avelino Israel / Fundação Cultural Cassiano Ricardo.