Autoridades de Taiwan denunciaram, nesta 6ª feira (13.jan), uma nova incursão do exército chinês em áreas ao redor do país. Segundo o Ministério da Defesa, foram identificados sete aviões e três navios militares, sendo que duas aeronaves cruzaram a linha mediana do Estreito da ilha, fronteira não oficial, mas acordada, entre os territórios.
As expedições ocorreram ao amanhecer, por volta das 6h (horário local). Em meio ao cenário, a pasta informou que as Forças Armadas estão monitorando as atividades de Pequim e mobilizando aeronaves e navios militares, bem como mísseis terrestres, para responder em caso de ameaça. Esse é o segundo dia seguido de incursão chinesa.
A tensão entre China e Taiwan vem aumentando com o passar das semanas, uma vez que Pequim continua reivindicando a ilha como parte do território chinês. As inúmeras incursões próximas de Taipé deixaram o país em alerta, fazendo com que o governo ampliasse, por exemplo, o tempo de serviço militar obrigatório e reforçasse o treinamento dos recrutas.