noticias171 Seja bem vindo ao nosso site RADIO WEB NEW VALE!

Mundo

Suprema corte do Peru determina 18 meses de prisão preventiva para Castillo no Peru.

Ex-presidente é acusado de crime contra Poderes do Estado, na modalidade de rebelião e conspiração.

Publicada em 16/12/22 às 09:38h - 61 visualizações

RADIO WEB NEW VALE


Compartilhe
Compartilhar a noticia Suprema corte do Peru determina 18 meses de prisão preventiva para Castillo no Peru.  Compartilhar a noticia Suprema corte do Peru determina 18 meses de prisão preventiva para Castillo no Peru.  Compartilhar a noticia Suprema corte do Peru determina 18 meses de prisão preventiva para Castillo no Peru.

Link da Notícia:

Suprema corte do Peru determina 18 meses de prisão preventiva para Castillo no Peru.
 (Foto: RADIO WEB NEW VALE)

A Suprema Corte do Peru determinou, na noite de 5ª feira (15.dez), que a prisão preventiva do ex-presidente Pedro Castillo deve ter duração de ao menos 18 meses. A decisão, de autoria do juiz Juan Carlos Checkley, também proíbe o político de entrar em contato com investigados e possíveis testemunhas que participarão da apuração do caso.

Castillo foi preso no último dia 7 sob a acusação de "crime contra os Poderes do Estado, na modalidade de rebelião e conspiração". Isso porque, mais cedo no mesmo dia, o ex-mandatário tentou dissolver o Congresso Nacional, bem como reorganizar o Sistema Nacional de Justiça, violando a autonomia das entidades.

"Esse comportamento teria como objetivo evitar investigações de corrupção seguido contra Castillo, bem como o procedimento de vaga presidencial, o que evidenciaria o uso abusivo de seus poderes constitucionais para obter a impunidade. Os atos perturbaram gravemente a paz pública e geraram ansiedade e incerteza na população", defendeu o juiz.

Apesar das acusações, o ex-presidente afirma que está detido injustamente e que "jamais renunciará ou abandonará a causa popular que o atraiu até aqui". 

A declaração entra em conflito com a pretensão da nova presidente peruana, Dina Boluarte, de antecipar as eleições gerais para 2023, visando acalmar os protestos desarticulados no país.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 988677781

Copyright (c) 2025 - RADIO WEB NEW VALE
Converse conosco pelo Whatsapp!