A fila para visitar o caixão da rainha Elizabeth II no Westminster Hall, em Londres, já chega a 8 km. Segundo o Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esporte, que está liderando os arranjos, a fila começa no Southwark Park e segue pela Tower Bridge e London Bridge, e uma série de outras travessias.
No total, estima-se que 750 mil pessoas compareçam ao local.
Apesar da longa linha de espera, o caixão de Elizabeth deve ser transferido do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall apenas na tarde desta 4ª feira (14.set), por volta das 14h30.
Ao lado da carruagem, estará uma procissão, liderada pelo rei Charles III e pela princesa Anne, além de outros integrantes da família real.
O horário de visitação deve ser liberado a partir das 17h, permanecendo por 24 horas até a manhã da próxima 2ª feira (19.set), quando ocorrerá o funeral de Estado.
Para ver o caixão da monarca, os cidadãos receberão pulseiras coloridas e numeradas, garantindo o lugar na fila. Assim, será possível deixar a linha para comer ou ir ao banheiro.
A assessoria da primeira-ministra Liz Truss afirmou que qualquer decisão sobre o possível fechamento da fila depende de números. "Este é um período significativo de luto para o povo do Reino Unido.
O que estamos fazendo é ser francos com o que esperamos ser um número significativo de pessoas. Então, serão longas filas correndo durante a noite durante dias sucessivos."
Além de policiais e comissários, mais de 1 mil voluntários ajudarão na organização da fila. A orientação é que o público vista roupas quentes, uma vez que a temperatura pode atingir 7ºC durante a noite, e que levem suprimentos em bolsas pequenas.