Monumentos históricos ficaram iluminados, na madrugada desta 6ª feira (9.set), em homenagem à rainha Elizabeth II. Ocupando o trono desde 1952, a monarca, que morreu aos 96 anos, teve o reinado mais longo da história britânica, superando o comando da rainha Vitória, que governou no século XIX, por 63 anos, de 1837 a 1901.
Nos Estados Unidos, as cores do Reino Unido foram projetadas no Empire State Building, em Nova York. Em comunicado divulgado pela Casa Branca, o presidente Joe Biden afirmou que a monarca "liderou, sempre com graça, um compromisso inabalável com o dever e o poder incomparável de seu exemplo.
No Brasil o Cristo redentor também ficou iluminado para prestar solidariedade ao povo britânico. Autoridades brasileiras falaram sobre a falecimento da rainha querida por todo o mundo.
Padre Omar, afirmou que a rainha foi um exemplo de fé, elegância, moderação, equilíbrio e liderança. "O maior símbolo do Brasil, o Cristo Redentor, hoje se une ao povo do Reino Unido."
Ainda em homenagem à Elizabeth, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial por três dias, em todo o país. Citando uma frase da rainha, o chefe de Estado disse que "ela não foi apenas a rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos nós".