Os ministros de energia da UE (União Europeia) realizam uma reunião extraordinária na terça-feira para discutir os planos de emergência do bloco para economizar gás natural para o inverno em meio à ameaça russa de cortar o fornecimento de gás.
"O inverno está chegando. Não sabemos o quão frio estará. Mas o que sabemos com certeza é que (o presidente russo Vladimir) Putin continuará jogando seus jogos sujos no uso indevido e chantagem pelo fornecimento de gás”, disse Jozef Sikela, ministro tcheco de comércio e indústria, a repórteres a caminho da reunião em Bruxelas. .
Ele disse que o governo tcheco, que detém a presidência rotativa do Conselho da UE, decidiu convocar uma reunião extraordinária para discutir “como economizar no consumo de gás”, pois “temos que preparar nossas famílias e nossas economias e temos que protegê-las. .”
A Comissão Europeia apresentou na semana passada seu plano de emergência de inverno, pedindo aos estados membros da UE que reduzissem sua demanda de gás natural em 15% entre agosto e março.
No entanto, Irlanda, Portugal, Grécia e a administração cipriota grega já se opuseram aos cortes, propondo emendas que enfraqueceriam seriamente o plano original.
A caminho da reunião ministerial, Kadri Simson, comissário de energia da UE, chamou a proposta de “passo politicamente motivado” em resposta à contínua ameaça da Rússia e explicou a necessidade de “reduzir preventivamente” o fornecimento de gás ao bloco.