O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai retirar o país da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolve programas de combate a doenças pelo mundo.
O texto da ordem executiva, publicada após a posse do republicano na segunda-feira (20), menciona a “má gestão da pandemia de COVID-19 pela organização", além da "falha em adotar reformas urgentemente necessárias" e "a incapacidade de demonstrar independência da influência política inapropriada dos Estados-membros”, como razões para a retirada.
A ordem ainda afirma que a OMS “continua a exigir pagamentos injustamente onerosos” e desproporcionais aos EUA em comparação a outros países. O decreto, por sua vez, suspende os repasses à autoridade sanitária.
Trump tinha cortado relações com a OMS em seu primeiro mandato, em 2020. Na ocasião, acusou a OMS de ser controlada pela China, determinando a saída formal a partir de 2021. A medida, no entanto, não foi concluída com a eleição de Joe Biden.