noticias575 Seja bem vindo ao nosso site RADIO WEB NEW VALE!

Mundo

Maduro chega à cúpula do Brics para defender adesão da Venezuela.

Brasil não considera momento propício e é contra entrada de Caracas no bloco; anfitriã, a Rússia apoia.

Publicada em 23/10/24 às 09:34h - 55 visualizações

RADIO WEB NEW VALE


Compartilhe
Compartilhar a noticia Maduro chega à cúpula do Brics para defender adesão da Venezuela.  Compartilhar a noticia Maduro chega à cúpula do Brics para defender adesão da Venezuela.  Compartilhar a noticia Maduro chega à cúpula do Brics para defender adesão da Venezuela.

Link da Notícia:

Maduro chega à cúpula do Brics para defender adesão da Venezuela.
 (Foto: Agencia Internacional)
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), chegou nesta 3ª feira (22.out.2024) a Kazan, cidade russa sede da cúpula de chefes do Brics.

O chavista tenta negociar a adesão de seu país ao bloco. O Brasil, porém, não considera o momento propício devido às tensões após a eleição presidencial de 28 de julho. Por isso, é contra a entrada da Venezuela. A Rússia, que busca fortalecer o relacionamento com Caracas e outros países, é a favor da entrada do país ao bloco.

Antes da chegada de Maduro, Caracas estava sendo representada pela vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez.

A chegada de Maduro a Kazan não fez com que Caracas fosse incluído na pré-lista de novos países analisado pelo Brics. A Venezuela vinha articulando a adesão ao bloco e tinha o apoio de países como a China e a Rússia que tem como prioridade a entrada do país comandado por Maduro.

Outro país que ficou de fora da lista foi Nicarágua. O veto do Brasil se deu depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) romper as relações com o governo de Daniel Ortega (Frente Sandinista de Libertação Nacional, esquerda), em agosto.

Uma lista com ao menos 12 países circula em Kazan, onde é realizada a cúpula do bloco. Esses nomes precisam ainda ser referendados por todos os integrantes do Brics depois de confirmarem à Rússia, anfitriã do encontro, a intenção de se juntar ao bloco.  Eis a lista que está sendo negociada pelo Brics: Belarus, Bolívia, Cuba, Indonésia, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Turquia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.

O Brasil apoia a entrada de Cuba e Bolívia no bloco. A Colômbia é outro país que o governo Lula endossa a adesão. O presidente Gustavo Petro (Colômbia Humana), porém, não formalizou a candidatura.

Nem todos os países que estão sendo analisados se tornarão integrantes do bloco, que atualmente representa 37% da economia global. Há estudos internacionais que projetam que o grupo poderá ultrapassar o G7, grupos dos países mais ricos, nos próximos anos, impulsionado pela China e pela Índia. 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 988677781

Copyright (c) 2025 - RADIO WEB NEW VALE
Converse conosco pelo Whatsapp!