O candidato republicano Donald Trump aparece com 49% das intenções de voto nas eleições para a Presidência dos Estados Unidos, enquanto a democrata Kamala Harris marca 46% da preferência. Os números contam de pesquisa do instituto SSRS Opinion Panel, encomendada pela emissora americana CNN, feita entre segunda e terça-feira (23) com 1.631 eleitores.
O levantamento, feito pela internet e por telefone, considerou apenas maiores de 18 anos, tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos e conta com nível de confiança de 95%. Por isso, o resultado indica empate técnico entre Donald Trump e Kamala Harris.
Outros 3% dos eleitores ainda disseram que votariam em outros candidatos, e 2% afirmaram que não planejam votar nos Estados Unidos, o voto é facultativo. Ninguém ouvido disse não ter opinião sobre a pesquisa, então, se manifestou de alguma maneira.
Entre os dias 28 e 30 de junho, portanto, antes da desistência de Joe Biden, no último domingo (21), de concorrer à reeleição à Casa Branca, o instituto e a emissora haviam feito a mesma pesquisa, com o democrata na cabeça da chapa. Porém, o levantamento também perguntava ao eleitor sobre o cenário de votação caso Kamala Harris estivesse no páreo contra Trump.
Naquela ocasião, Trump teria 47% da preferência, contra 45% de Kamala Harris, sendo que 5% dos votantes disseram que escolheriam outros candidatos e 3% afirmaram que não pretendiam ir às urnas em novembro.
Donald Trump x Kamala Harris
Na última terça-feira (23), pesquisa do Instituto Ipsos em parceria com a agência de notícias Reuters indicou Kamala Harris com 44% das intenções de voto, enquanto Donald Trump possuía 42% na corrida pela Presidência dos Estados Unidos.
Ambos os postulantes à Casa Branca estão em empate técnico, já que a margem de erro do levantamento era de três pontos percentuais para mais ou para menos. O percentual de brancos, nulos e indecisos (no total, 14 pontos em jogo) não foi divulgado.
Vale lembrar que Trump já é, oficialmente, o candidato do Partido Republicano à Casa Branca, mas Kamala Harris ainda não foi nomeada candidata — a convenção dos democratas ocorre em agosto. Kamala já tem a maioria dos delegados da sigla para ganhar a indicação para disputar a Presidência. Os eleitores vão às urnas em novembro nos Estados Unidos.