Jack Black anunciou o cancelamento da turnê de sua banda Tenacious D. Tudo aconteceu durante uma apresentação na Austrália, no último final de semana, quando o parceiro do ator e guitarrista da banda, Kyle Gass, fez um discurso de ódio contra Donald Trump, que sofreu um atentado durante um comício.
Na ocasião, um bolo foi levado ao palco para comemorar o aniversário de Kyle Glass. Black perguntou qual era o desejo do colega, que respondeu: "Não errem o Trump na próxima vez". A fala foi uma referência ao atentado contra o ex-presidente dos EUA, que havia ocorrido no dia anterior.
A fala, gravada pelos fãs, repercutiu nas redes sociais.
Nesta terça-feira, 16 de julho, Black se manifestou sobre o assunto. Em um texto publicado nas redes sociais, o cantor, anunciou o cancelamento da turnê e adiamento de "futuros planos" da banda.
"Quero deixar claro que nunca apoiaria discursos de ódio, e não encorajo violência política de nenhuma forma. Após muito refletir, decidi que não seria apropriado continuar com a turnê do Tenacious D, e todos os futuros planos criativos com a banda serão colocados em espera. Me sinto grato aos fãs por seu apoio e compreensão", disse.
O ator e músico também comentou que foi "pego de surpresa" com o que foi dito por seu colega.
Após o comunicado, o guitarrista também usou as redes sociais para se pronunciar. De acordo com ele, a piada "improvisada" foi "altamente inapropriada, perigosa e equivocada".
"O que aconteceu [com Trump] foi uma tragédia, e sinto muito pelo meu lapso terrível de julgamento. Eu peço desculpas àqueles que decepcionei, e me arrependo de toda a dor que causei", lamentou.
Deportados da Austrália?
Enquanto as imagens circulavam pela internet, um parlamentar australiano pediu que eles fossem deportados. O senador Ralph Babet disse que a dupla “deveria ser imediatamente removida do país” em uma declaração publicada no X, antigo Twitter.
“Defender e/ou desejar o assassinato de um presidente é flagrante, repugnante, imundo, maligno e inaceitável de nenhuma maneira, forma ou formato”, disse Babet. “Isso não foi uma piada, ele estava falando muito sério quando desejou a morte do presidente.”
“Peço ao primeiro-ministro Anthony Albanese que se junte a mim na denúncia do Tenacious D, Jack Black e do membro da banda Kyle Gass, e peço ao ministro da imigração Andrew Giles que revogue seus vistos e os deporte imediatamente”, disse Babet na terça-feira.
“Qualquer coisa menos que uma deportação é um apoio ao tiroteio e à tentativa de assassinato de Donald J. Trump”, disse ele. No entanto, a dupla não foi deportada.
Quem é Jack Black?
Thomas Jacob "Jack" Black, nascido em Santa Mônica em 28 de agosto de 1969, é um artista multifacetado: ator, comediante, músico, compositor, dublador e youtuber norte-americano. Seu carisma inconfundível e suas atuações cômicas lhe renderam grande popularidade em Hollywood.
Entre seus papéis mais memoráveis estão os filmes "School of Rock" e "Bernie", pelos quais foi indicado ao Globo de Ouro. Além disso, Black conquistou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2018.Na animação, Black é amplamente reconhecido por dar voz ao panda Po na franquia "Kung Fu Panda".
Como músico, ele é o vocalista da banda de rock cômico Tenacious D, formada em 1994 junto com Kyle Gass. A banda já lançou três álbuns de estúdio: "Tenacious D" (2001), "The Pick of Destiny" (2006) e "Rize of The Fenix" (2012).
Além disso, eles ganharam um Grammy, solidificando ainda mais a carreira musical de Black.
No mundo digital, Jack Black também é conhecido por seu canal de Let's Play no YouTube, o Jablinski Games, onde compartilha seu lado gamer com milhões de seguidores.