Protestos de agricultores se espalham pela Europa; Bélgica tem dia violento. Os agricultores querem medidas para reduzir os impostos e as regulamentações no bloco
O protesto iniciado por agricultores na França se espalhou pela Europa. Nesta quinta (1º), na Bélgica, houve confronto entre manifestantes e policiais na porta de um prédio onde lideranças da União Europeia se reuniam.
Os agricultores querem medidas para reduzir os impostos e as regulamentações no bloco.
A onda de protestos de agricultores na Europa já atinge mais de sete países. Com manifestações intensas, produtores rurais bloquearam estradas em diferentes localidades e alguns dos principais pontos turísticos da União Europeia, como o Portão de Brandemburgo, na Alemanha, e a Torre Eiffel, na França.
As questões que justificam os atos de protesto mudam de um local para outro, mas algumas insatisfações são comuns entre agricultores europeus: os preços não remuneradores e o excesso de regras, sejam elas climáticas, tributárias ou comerciais. As reivindicações podem afetar as relações comerciais com países como o Brasil.