Cerca de 100 estudantes estrangeiros estão em São José dos Campos, onde participam do SSP (Space Studies Program), promovido pela ISU (International Space University), em parceria com a Prefeitura, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
Vindos de 30 países dos 5 continentes, os jovens se juntam aos representantes do Brasil durante 9 semanas de imersão interdisciplinar em cursos, palestras e outras atividades acadêmicas da 35ª edição desse programa de estudos espaciais, que ocorre a cada ano numa cidade selecionada. Considerado o mais abrangente da área, ele oferece treinamento àqueles que serão futuros líderes da comunidade aeroespacial internacional.
A abertura oficial foi realizada na segunda-feira (26), no Parque Tecnológico, com a recepção dos participantes e dirigentes da ISU. Estiveram presentes autoridades públicas e representantes de empresas e orgranizações. Durante a cerimônia, os alunos entraram com as bandeiras dos respetivos países, como é tradição em eventos anteriores. Também houve apresentação de música e dança típicas brasileiras. A foto oficial foi produzida na parte da tarde, em frente à Ponte Estadiada, onde alunos, professores e todo o staff aproveitaram para tirar selfies selfies com a estrutura de fundo.
"O sonho se transformou em realidade e São José dos Campos e o Estado de São Paulo estão sediando o mais importante evento de espaço do mundo", disse o governador em exercício, Felicio Ramuth. "Que todas sejam felizes nessa jornada e possamos aproveitar as melhores experiências desse evento, único na história do nosso país."
Dirigindo-se aos estudantes, a presidente da ISU, Pascale Ehrenfreund, agradeceu a todos pelo suporte e enalteceu a organização do evento na cidade. "Bem-vindos a bordo. SSP 23, muitas pessoas têm dito, não é só um programa. Ele realmete enriquece vossa experiência, e eu espero que vocês cuidem da própria carreira e também de uma vida inteira de amizade."
Até o dia 25 de agosto, o SSP23 reunirá professores, estudantes, astronautas e líderes mundiais de agências espaciais em São José. Mais informações no site do programa.
Sobre o SSP (Space Studies Program)
Organizado pela ISU (International Space University), é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.
É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.
Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.
Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.
O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura de São José, a proposta para sediar o SSP 2023.
O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.