No ano de 2045, em um mundo distópico assolado por problemas econômicos e climáticos, grande parte da humanidade prefere se refugiar na realidade virtual do jogo Oasis do que estar no mundo real. Esse gigantesco universo foi rapidamente transformado em uma verdadeira sociedade digital, onde inúmeros visitantes interagem disfarçados sob a aparência de seus avatares.
Quando o criador do jogo, James Halliday (Mark Rylance), morre, uma mensagem pré-gravada por seu avatar deixa um desafio aos jogadores: quem conseguir encontrar primeiro os três easter eggs digitais que ele escondeu no Oasis, se tornará automaticamente seu herdeiro. O jovem Wade Watts (Tye Sheridan), um órfão de origem humilde, decide tentar a sorte.
Lançado em 2018, Jogador Nº1 é um playground dos sonhos para Steven Spielberg. Nessa adaptação visualmente impressionante do romance de Ernest Cline, o diretor de E.T.
O Extraterrestre e Jurassic Park se diverte explorando um universo em que os únicos limites são definidos por sua imaginação transbordante.
Apoiado por um roteiro relativamente simples, mas eficaz, o 33º longa-metragem de Spielberg é, antes de tudo, um espetáculo de tirar o fôlego. Em especial, graças a três sequências que representam os três testes impostos por James Halliday aos jogadores: a vertiginosa corrida de carros pelas ruas de uma Nova York virtual, a aterrorizante simulação do Hotel Overlook de O Iluminado e, finalmente, a batalha final, que envolve milhares de personagens de vários filmes, séries de TV e videogames.
Assim como os personagens de Jogador Nº1, que passam o filme inteiro atrás dos easter eggs, os espectadores são incentivados a fazer o mesmo e sequer piscar os olhos na esperança de identificar a maioria das inúmeras referências à cultura pop que estão escondidas no filme.
Entre elas, estão o DeLorean de De Volta para o Futuro (dirigido pelo próprio protagonista), o T-Rex de Jurassic Park e o gorila gigante de King Kong, além de referências a Minecraft, Batman, Robocop, Esquadrão Classe A, Mad Max, Freddy Kruegger, Akira, O Último Grande Herói e O Gigante de Ferro.
Ao embarcar nessa frenética aventura de Steven Spielberg com amigos ou familiares, abra bem os olhos e tente coletar o máximo de easter eggs que puder.
Jogador Nº1 está disponível na HBO Max e no Prime Video.