Um relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), atualizado nessa quinta-feira (19/9), aponta 41 praias impróprias para banho no litoral de São Paulo. Delas, 37 são no litoral sul e 4 ficam no litoral norte.
Analisando os municípios, o levantamento aponta as cidades de São Sebastião, na região norte, e Bertioga, na área sul do estado, como as únicas com todas as suas praias próprias para banho. As praias do município de Ilha Comprida, também no sul paulista, foram definidas como “situação boa”.
Por outro lado, Praia Grande, Mongaguá e Santos, no litoral sul, apresentaram toda a sua costa litorânea como imprópria.
Ainda na região, São Vicente tem quatro praias reprovadas para banho; Itanhaém e Peruíbe tem uma e o Guarujá tem cinco. Ao todo são 37 impróprias para banho no sul paulista.
No litoral norte a situação é bem diferente. Em toda a área costeira, apenas quatro praias apresentaram índices suficientes para serem consideradas impróprias para banho. Sendo uma em Ubatuba, uma em Ilhabela e duas em Caraguatatuba.
A pesquisa levantou amostras recolhidas nos finais de semana entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro deste ano. A única exceção foi com a cidade de Santos que o período da amostragem é referente aos dias entre 4 e 16 de setembro, por conta de um acordo entre a Prefeitura municipal e o Cetesb.