O Instituto Argonauta divulgou, nesta quinta-feira (11), um balanço apontando que, nas últimas semanas, quatro baleias-jubarte foram encontradas mortas nas praias do Litoral Norte de SP.
Duas delas foram encontradas no sábado (6) nas praias Paúba e Boracéia, em São Sebastião. Ainda na cidade, em Guaecá, uma outra baleia foi encontrada no último dia 30 de junho. O outro registro de jubarte morta foi em Ubatuba.
Em São Sebastião, as baleias mortas foram encontradas nas Praias de Guaeca, Boraceia e Paúba. Em Ubatuba, a carcaça foi avistada na Praia da Picinguaba.
Segundo o balanço divulgado pelo Argonauta, com os registros das últimas semanas, o número de baleias mortas encontradas no Litoral Norte paulista subiu para 6 nos últimos meses.
Temporada das jubartes: Baleias já são vistas no litoral de SP, que deve receber mais de mil em 2024.
A baleia de Ubatuba foi avistada por pescadores, mas não foi encontrada pelo Argonauta. Em São Sebastião, segundo o Instituto, apesar do estado avançado de decomposição, foi possível identificar que as baleias eram jubartes juvenis.
A causa das mortes não foi identificada, mas o Instituto apontou que elas podem estar relacionadas a várias causas, como falta de alimento, doenças e interação incidental com a pesca.