A Prefeitura de Ilhabela divulgou nesta semana o Decreto N.º 10.551/2024, que autoriza a celebração de convênio com a Marinha do Brasil para a fiscalização conjunta do uso e ocupação das praias, rios navegáveis e áreas adjacentes no município.
Este decreto visa assegurar a segurança dos banhistas e das embarcações, especialmente com o início da operação do transporte aquaviário "Aquabus".
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou a importância desse convênio para a segurança e a fiscalização das áreas aquáticas da cidade. "A colaboração com a Marinha do Brasil permitirá uma gestão mais eficaz e segura de nossas águas, garantindo que os usuários possam aproveitar nossas belezas naturais com tranquilidade e segurança”.
Sobre o Aquabus
O Aquabus (sistema de transporte público aquático) começou a operar nos píeres do Perequê, Engenho D’Água, Vila (Centro Histórico), Praia Grande e Ponta Azeda. Projetado para ser acessível a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, cada embarcação comporta aproximadamente 60 passageiros e é equipada com ar-condicionado e TVs de tela plana.
O serviço funcionará diariamente, das 6h50 às 17h, com embarques e desembarques a cada 40 minutos, sujeito a variações conforme as condições meteorológicas.
As embarcações, equipadas com motores modernos e sistema de GPS, garantem segurança e eficiência na navegação. Para os usuários do SIM (Sistema Integrado de Mobilidade), o valor da passagem é equivalente ao do transporte urbano terrestre, de R$ 2,10. Para o Cartão Único, vendido nos Pontos de Revenda, o valor é de R$ 5 por trajeto.