Um homem morreu na manhã de sábado (27) após ser atacado no quintal de uma casa por quatro cães da raça pitbull. O caso ocorreu no bairro dos Ingleses, região norte de Florianópolis. Vítima, que não teve a identidade divulgada, morreu no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele tinha cerca de 35 anos.
O homem teria pulado o muro de uma casa e foi acatado pelos quatro animais. A tutora dos cães contou à Polícia Militar que a vítima tinha livre acesso ao pátio da residência, e teria ficado de fazer um serviço no poste de luz.
A tutora diz que tentou socorrer o homem, mas foi derrubada pelos cachorros.
Um dos animais foi morto a tiros por moradores. Outros dois ficaram feridos. Não há informações sobre o estado de saúde dos cães. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil.
Pitbull invade casa em e ataca homem e cachorrinha de 10 anos.
Um pitbull entrou na garagem de uma casa em Juiz de Fora (MG), na manhã desta quarta-feira (25), e atacou o morador e a cadela de estimação dele. Homem recebeu um prestador de serviço em casa, e abriu o portão automático para ele sair. O pitbull conseguiu entrar no imóvel quando faltava pouco para a porta se fechar, conforme mostram imagens da câmera de segurança.
Cachorro atacou a cadela de estimação do local, Bela, de 10 anos. Ao ouvir a cachorrinha ganindo, o morador foi ver o que estava acontecendo e foi mordido três vezes, no braço e na mão, ao tentar separar os animais. Dono e cachorrinha receberam atendimento médico e passam bem.
Homem ainda aguarda autoridades competentes buscarem o pitbull, que está amarrado com uma corda ao portão da casa. Segundo ele, os bombeiros foram ao local, mas disseram que não poderiam recolher o animal por não terem o espaço necessário.
O proprietário do pitbull não apareceu até agora, contou o dono da casa. "Coloquei no fundo de casa, fechei bem para não fugir, alimentei, dei água e até agora estou aguardando solução", disse.
Nova lei
A prefeitura de São José dos Campos sancionou a lei que estabelece regras de segurança para a condução responsável de cães de grande porte no município. A lei foi publicada no diário oficial (8 /11/2023). Aprovada na Câmara Municipal em novembro, a lei torna obrigatório o uso de coleira, guia curta, enforcador e focinheira de grade em ruas e locais públicos.
A medida vale para cães das seguintes raças:
Mastim napolitano / Pitbull / Rottweiler / American Staffoshire Terrier / Dogo argentino / Dobermann / Fila brasileiro / Prensa-canário / Cane corso / Bulldog americano / Bull terrier.
Além das raças acima, a lei sancionada estende a medida aos cães de raças derivadas ou variações de qualquer das raças listadas, além dos cachorros sem raça definida, mas com perfil agressivo.
A lei prevê multa de um salário-mínimo vigente para o tutor que for flagrado com o cão sem as normas estabelecidas no texto.
Em caso de ocorrência envolvendo o animal e outra pessoa, a multa pode chegar a cinco salários-mínimos.