O governo federal aprovou o projeto de construção de um trem de alta velocidade interligando São Paulo e Rio, com paradas em São José dos Campos e Volta Redonda. A informação consta no site da TAV Brasil, a empresa constituída para construir e operar a ferrovia. Desde 22 de fevereiro do ano passado, a empresa está autorizada a trabalhar.
Nessa época, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a celebração de Contrato de Adesão, por meio de autorização, para a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ, pelo prazo de 99 anos. Trata-se de um requerimento particular da empresa TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA.
Nesse período de pouco mais de um ano, segundo informações do site noticioso “O Cafezinho”, a empresa executou planejamento e negociou acordos para obter os R$ 50 bilhões em recursos necessários. Seis acordos de confidencialidade foram fechados com grupos internacionais, segundo o site.
Após a assinatura do Contrato de Adesão pela ANTT, a TAV Brasil precisa cumprir etapas como apresentação de licença ambiental prévia, de licença de instalação e licença de operação; cada uma com seus devidos prazos. O próximo é a entrega de estudo de viabilidade, até o fim de 2024. A construção da ferrovia deve começar em 2027 e a operação, em junho de 2032.
As extremidades da ferrovia ficarão no distrito de Pirituba, na região noroeste da capital paulista, e em Santa Cruz, na Zona Oeste do Estado do Rio. O projeto prevê que os passageiros acessem as zonas centrais das capitais via sistema ferroviário urbano.
As estações intermediárias de Volta Redonda e São José dos Campos também ficarão fora da região central das duas cidades. Nenhuma das duas cidades conta com transporte ferroviário urbano, o que indica que as ligações com o centro serão feitas via ônibus, táxis ou carros de aplicativo.
A ANTT publicou no Diário Oficial da União do dia 22 de fevereiro do ano passado a deliberação que aprova um contrato de concessão por 99 anos da via férrea com a TAV Brasil.