A Federação Paulista de Futebol lançou nesta sexta-feira (13) o vídeo da campanha especial direcionada aos pais das crianças que disputam os campeonatos estaduais de base.
Na peça, a FPF simulou o comportamento agressivo de alguns pais de crianças em jogos das categorias infantis do Campeonato Paulista.
No vídeo, alguns pais são convidados a ler em um tablet frases como "você não acerta uma, seu burro!", supostamente ditas a crianças por professores em salas de aula.
Porém, ao final do vídeo, descobrem que são frases colhidas em jogos das categorias de base, ditas por pais e familiares de crianças.
"Por que na escola não pode e no futebol pode?", questiona a campanha. A FPF utilizará o vídeo em palestras, cursos e eventos relacionados à formação de atletas. Todos os clubes filiados receberão o conteúdo especial e um material explicativo sobre a ação.
A peça integra a campanha Menos Ódio, Mais Futebol, lançada pela FPF e por clubes no Paulistão Sicredi 2024, que busca combater a intolerância e a violência no futebol.
Neste domingo, Santos e São Paulo disputam a grande final do Paulista Sub-11, categoria mais jovem entre todas as competições de base organizadas pela FPF -também são disputados anualmente o Paulista Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20 masculinos e os festivais Sub-12 e Sub-14 e Paulista Sub-15 e Sub-17 femininos.
"Manter acesa a paixão pelo futebol depende de todos nós. Por isso criamos essa campanha. Nosso objetivo é tornar as arquibancadas um espaço de respeito, incentivo e alegria, e o exemplo vem de pais e familiares", explica Mauro Silva, vice-presidente da FPF.