O judoca joseense Rafael Macedo, de São José dos Campos, venceu o romeno Alex Cret pelas oitavas de final da categoria até 90 kg masculina do judô, na manhã desta quarta-feira (31). Com a vitória, Macedo está nas quartas de final dos Jogos Olímpicos 2024, disputados em Paris, na França.
A conquista veio com um ippon no golden score.
Agora, Macedo enfrenta o espanhol Tristani Mosakhlishvili nas quartas de final. O adversário foi bronze no Mundial deste ano. O combate será o 23º do tatame 2 da Arena Campo de Marte e acontece ainda nesta quarta.
A luta foi tensa desde o início. Em pouco tempo de combate, Macedo recebeu um cartão amarelo por shidô, por falta de combatividade contra Cret. O joseense ainda recebeu um segundo amarelo e correu risco de derrota se recebesse o terceiro.
Ambos os judocas não pontuaram e foram para a disputa do golden score, na qual o vencedor é quem pontuar primeiro. O romeno também recebeu o cartão amarelo por shidô, por falta de combatividade.
Com 2 minutos e 33 segundos de luta no golden score, Macedo vai ao solo e consegue imobilizar o romeno e vencer com um ippon. O atleta da região compete pelo clube Sogipa, de Porto Alegre.
Nos Jogos de Tóquio, em 2021, o atleta de 29 anos, nascido em São José dos Campos, participou pela primeira vez de uma Olimpíada, mas foi eliminado ainda na primeira luta. Na oportunidade, ele perdeu para o japonês Tajima Goki em pouco mais de 30 segundos de disputa.
Mais experiente, Macedo é o único brasileiro na disputa da categoria de 90 kg masculina do judô e tenta surpreender os favoritos.
Ele é o 11º no ranking mundial da categoria e tem dois bronzes em Mundiais.
O judoca também integra o time brasileiro que brigará por medalha na equipe mista. A competição acontece no sábado (3), a partir das 5h (de Brasília).