2023 foi um ano de estreias para as competições de base no futebol paulista. Pela primeira vez na história, os clubes filiados disputaram o campeonato estadual nas categorias Sub-12 e Sub-14. O Santos foi o campeão no Sub-12, enquanto o Palmeiras foi o dono da primeira edição do Sub-14. O Palmeiras foi o time que mais levantou títulos na categoria de base em 2023. O Alviverde foi campeão em cinco categorias diferentes: Sub-11, Sub-13, Sub-14, Sub-15 e Sub-20. Além disso, o clube também levou a maior competição de base do país, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, depois de vencer o América-MG na final.
O Corinthians também teve bons resultados nas categorias de base. O Timão foi campeão no Campeonato Paulista Sub-17 e no campeonato Paulista Feminino Sub-15, conquista inédita do clube. Outros dois times femininos que levaram troféus para casa em 2023 foram Ferroviária e São Paulo. A Locomotiva venceu o paulista feminino Sub-20 e o Tricolor Paulista levou o troféu da categoria Sub-17.
Ainda na base feminina, o Centro Olímpico foi o campeão do Festival Feminino Sub-12, enquanto o Corinthians foi o dono do título no Festival Feminino Sub-14.
O ano do futebol paulista se encerrou com um momento histórico para o esporte nacional. Em 2023 foi realizada a primeira edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior Feminina. Com 16 clubes de todo o país na disputa, o torneio aconteceu em quatro estádios tradicionais de São Paulo e teve a grande final realizada no Canindé. O título foi decidido em clássico carioca entre Flamengo e Botafogo e o rubro-negro levou a primeira taça da história da competição.
Confira a lista de campeões na base:
Paulista Sub-11: Palmeiras
Paulista Sub-12: Santos
Festival Feminino Sub-12: Centro Olímpico
Paulista Sub-13: Palmeiras
Paulista Sub-14: Palmeiras
Festival Feminino Sub-14: Corinthians
Paulista Sub-15: Palmeiras
Paulista Feminino Sub-15: Corinthians
Paulista Sub-17: Corinthians
Feminino Sub-17: São Paulo
Paulista Sub-20: Palmeiras
Feminino Sub-20: Ferroviária
Copa São Paulo de Futebol Júnior: Palmeiras
Copinha Feminina: Flamengo-RJ.