noticias330 Seja bem vindo ao nosso site RADIO WEB NEW VALE!

Ciência / Saúde / Curiosidade

Prefeitura de São José dos campos reforça prevenção e enfrentamento às viroses.

Publicada em 11/01/25 às 08:55h - 29 visualizações

Ariane Caldas / Secretaria de Saúde


Compartilhe
Compartilhar a noticia Prefeitura de São José dos campos reforça prevenção e enfrentamento às viroses.  Compartilhar a noticia Prefeitura de São José dos campos reforça prevenção e enfrentamento às viroses.  Compartilhar a noticia Prefeitura de São José dos campos reforça prevenção e enfrentamento às viroses.

Link da Notícia:

Prefeitura de São José dos campos reforça prevenção e enfrentamento às viroses.
 (Foto: Claudio Vieira / PMSJC)

Nos meses de janeiro e fevereiro, é comum o aumento de casos de viroses, especialmente no litoral. Preocupada com o atual cenário e o aumento dos casos percebido no litoral sul do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São José dos Campos estabeleceu protocolos de atendimento e reforça a importância da prevenção e enfrentamento às viroses, principalmente as associadas a diarreias agudas.

O objetivo da ação é instruir os profissionais de saúde e agilizar o atendimento, evitando a sobrecarga nas unidades de saúde.

A virose é um termo genérico para doenças causadas por vírus, que nem sempre podem ser identificados, embora os mais comuns sejam adenovírus e rotavírus. As principais viroses afetam os sistemas respiratório e gastrointestinal. 

A transmissão ocorre por vias respiratórias, através de gotículas expelidas por tosse ou espirro, ou pelo consumo de alimentos contaminados por bactérias e outros microrganismos.

As viroses geralmente afetam o trato gastrointestinal. Os principais sintomas incluem diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor abdominal, dor de cabeça, secreção nasal e tosse, que podem durar entre um dia e uma semana. O tratamento principal é a hidratação.

O plano de enfrentamento da Prefeitura estabelece três cenários. O primeiro consiste na fase de preparação e orientação dos profissionais de saúde, além da aquisição de insumos nas unidades de pronto atendimento e hospitais. 

O cenário 2 e o cenário 3 indicam aumento nos casos de virose e aumento exponencial, respectivamente. Apesar de o município estar no cenário 1 e sem aumento significativo na procura por atendimento, a chefe da vigilância epidemiológica orienta sobre os cuidados e como evitar infecções.

 Para a médica Tereza Cardozo, é fundamental adotar práticas de higiene e cuidados com a alimentação.

“Lavar as mãos com frequência é uma das medidas mais eficazes, especialmente antes e depois de usar o banheiro, ao preparar alimentos e antes das refeições. Evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como talheres, copos e toalhas, também ajuda a prevenir a transmissão de vírus”, explica.

Confira o endereço dos hospitais e unidades de pronto atendimento no site.   




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 988677781

Copyright (c) 2025 - RADIO WEB NEW VALE
Converse conosco pelo Whatsapp!