O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) adotou uma nova abordagem na Terapia Ocupacional voltada para a reabilitação ambulatorial de mãos e membros superiores.
Diante da alta demanda de pacientes e da escassez de profissionais na região, a equipe de Terapia Ocupacional do HRSJC adotou o formato de atendimento em grupos de até quatro pessoas realizado duas vezes por semana. O modelo tem trazido resultados acima do esperado para pacientes com alto grau de dificuldades de adaptação às rotinas, promovendo, ainda, um ambiente de incentivo e empatia, o que tem proporcionado recuperação mais rápida e eficiente.
Na Terapia Ocupacional em grupo os pacientes são acolhidos e acompanhados individualmente, mas também participam de um ambiente coletivo onde compartilham suas experiências e evolução, gerando uma rede de apoio mútuo.
De acordo com Lucianne Carvalho, terapeuta ocupacional da Unidade, "há paradigmas sendo quebrados durante nossa experiência ambulatorial e um deles é que o atendimento em grupo para reabilitação de mão e membros superiores pode sim ser uma efetiva ferramenta para alcançar os objetivos terapêuticos". Essa abordagem tem se mostrado eficaz em condições como a síndrome do túnel do carpo, fraturas de rádio, ulna, úmero e cotovelo, entre outros casos que envolvem lesões de tendões e síndromes compressivas.
Durante as sessões os participantes incentivam uns aos outros, compartilhando exemplos de sucesso. Frases como "Eu já consigo fazer tal movimento e você também vai conseguir" e "Quando cheguei aqui não mexia nada, agora olha como estou", refletem o impacto positivo dessa interação no processo de recuperação.
Um exemplo gratificante é do paciente Guido, piloto aposentado que se acidentou em sua oficina particular. Durante as sessões de terapia, ele identificou as necessidades dos colegas de grupo e começou a fabricar aparelhos para eles se exercitarem nos atendimentos.
O Hospital Regional de São José dos Campos é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes.