O Vale do Paraíba registra 28 casos confirmados de Mpox, doença conhecida como a "varíola dos macacos", e acumula 14% dos infectados do interior do estado, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde.
No total, o estado conta com 556 casos confirmados da doença, sendo 363 na capital e 193 no interior. Não houve morte em decorrência da Mpox no estado. O número de casos suspeitos é de 385, sendo 217 no interior.
A RMVale é a quarta região do interior com mais casos, superada por Campinas (38), Santo André (37) e Osasco (34). Além dos 28 confirmados, o Vale registra 32 casos suspeitos, ficando atrás apenas e Campinas, que tem 42.
A Secretaria de Saúde informou estar “atenta ao cenário e que todas as unidades de saúde já possuem recomendações técnicas de monitoramento e acompanhamento da doença, para que, de forma preventiva, possam atender e auxiliar a população”.
O pico da doença no estado foi em 2022, quando foram registrados 4.129 casos da doença. Neste ano, o número chegou a 556.
O Ministério da Saúde divulgou ma terça-feira (10) o relatório semanal de casos de Mpox no Brasil. Desde o início do ano, foram registrados 1.015 casos confirmados ou prováveis da doença no país.
A Mpox é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.