Com um crescimento de 24% nos últimos seis anos, principalmente após a municipalização de 17 escolas em 2023, a rede de ensino municipal de São José dos Campos tem atualmente mais de 80 mil alunos matriculados em 179 escolas, sendo mais de 32 mil na educação infantil e mais de 47 mil a partir dos 6 anos de idade.
Contabiliza também mais de 6.700 profissionais da educação, dos quais mais de 5 mil professores. Os demais são agentes educadores, gestores, funcionários da manutenção, alimentação, administração, psicólogos e assistentes sociais, entre outros.
A fim de complementar o atendimento aos estudantes, tramita na Câmara Municipal o projeto de lei 442/2023, apresentado pelo vereador Marcão da Academia (PSD), que autoriza a implantação da “Base Móvel da Saúde” para alunos da rede municipal de ensino.
A unidade volante poderá contar com serviços de psicologia e de assistência social a serem prestados pelas secretarias municipais ou por meio de convênio com entidades e organizações da sociedade.
O autor justifica que a medida ampliará e tornará mais completo o atendimento por profissionais, “favorecendo o bom desempenho escolar dos alunos e na prevenção ao absenteísmo e evasão escolar, situação de vulnerabilidade e violação de direitos”.
A proposta recebeu parecer favorável nas comissões de Justiça, de Saúde e de Educação e Promoção Social. Está apto para inclusão na pauta, sem previsão de votação.