O que importa pra vc? Esse é o nome de um novo projeto de humanização do atendimento colocado em prática pela Enfermagem do Hospital Municipal. O nome já resume o contexto: o que importa para o paciente, importa para o hospital.
A ideia nasceu com o objetivo de tornar o atendimento ainda mais humanizado e melhorar sempre a experiência do paciente durante a internação. Inicialmente ele está sendo implantado nas duas UTIs para adultos e os resultados são animadores.
Pacientes internados que estão conscientes contam o que o hospital poderia fazer que seria importante para eles no período da sua internação?
Os pedidos são de coisas simples, como ouvir música, ver televisão, comer uma comida específica, ter foto da família por perto, celebrar o aniversário, etc. Um paciente pediu para ter um calendário para acompanhar os dias da semana. E assim, coisas simples se tornam grandes e fazem os pacientes se sentirem acolhidos.
A primeira abordagem é feita com a ajuda dos psicólogos do hospital e a Enfermagem cuida de viabilizar o pedido, dentro do possível e respeitando os critérios de segurança para o paciente.
A equipe da Nutrição do hospital também é acionada quando o que importa para o paciente naquele momento é comer seu prato predileto. Caso de Maria Carmen Dias da Silveira, que pediu para comer panqueca de carne com molho de tomate quando ela estivesse bem. E ela foi atendida.
“No Hospital da Vila eu tive o melhor atendimento, desde a emergência, dos enfermeiros, da moça da limpeza e dos médicos todos, que me trataram muito bem, com muito carinho. E ainda tive o desejo de comer panquecas realizado. Sou muito grata a todos pela atenção comigo”, disse Maria Carmen.
Os profissionais da cozinha também preparam um pequeno bolo de aniversário para que pacientes possam comemorar a data. “Em um único dia foram feitos 7 bolinhos de aniversário. Uma equipe vai entregar o bolinho e desejar feliz aniversário”, afirmou Sandy Dennys Gomes, gerente de Nutrição do HM.
Televisão
Para os pedidos de pacientes que querem ver algum programa ou jornal na televisão, o hospital criou uma TV ambulante, fixada em um rack móvel que permite que ela seja levada com facilidade para diferentes locais.
Benedito Orlando Mendonça, seu Dito, paciente da UTI 2, ficou sabendo nesta quinta (9), pelo filho dele no horário da visita, que seu time perdeu para o Flamengo na noite anterior, mas quis ver um pouco do jogo. "Na TV só assisto o futebol, não sou um torcedor fanático pelo Palmeiras, gosto de futebol. Não esperava ter isso no hospital. Muito bom", disse.
Cuidados
Segundo Renata Mantovani, diretora de Enfermagem do Hospital Municipal, o projeto O que importa pra você? faz parte de um movimento mundial que tem como objetivo dar voz ao paciente e colocá-lo no centro do atendimento.
“Com isso melhoramos a conexão entre equipe e paciente, alcançamos melhores resultados quanto ao engajamento do tratamento e maior contentamento dos pacientes durante a internação. Estamos no início dessa jornada, mas já conseguimos ver como vale a pena!”, disse Renata.
O que importa pra você? é parceiro de um outro projeto, que foi implantado antes da pandemia principalmente para pacientes com internações mais longas --o Quem sou eu? Nele os pacientes ou familiares contam como a pessoa gosta de ser chamada, se tem apelido, se tem pets, assuntos que gosta de conversar, etc. São dicas para enfermeiros e médicos que fazem o paciente se sentir único.
O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
Sheila Faria / Secretaria de Saúde.