O Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos (AME), ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), criou um fluxo de atendimento por meio de uma linha completa de cuidados que tem o intuito de diagnosticar no menor tempo possível pacientes com câncer de mama e inseri-los com mais rapidez na rede oncológica de referência.
De acordo com o diretor técnico, Dr. Altacyr Pinaffo, o novo fluxo de atendimento inclui todas as etapas necessárias ao diagnóstico, como mamografia, exames complementares, consulta com mastologista e biópsia, o que desonera os municípios gerando brevidade nos atendimentos e também reduzindo a fila de espera.
"A linha de cuidados de câncer de mama do AME tirou do município uma grande carga de trabalho, que é avaliar resultado por resultado, buscar vagas de consultas e de exames complementares, além de laudo e inserção final na referência de oncologia.
O AME assumiu todas essas etapas e aprimorou os atendimentos de forma a concluir mais rapidamente os diagnósticos para que o paciente seja encaminhado com mais agilidade à rede de referência para tratamento", explica.
O AME SJC realiza mensalmente cerca de 500 exames de mamografia, que são separados e recebem laudo médico de acordo com a classificação (Bi Rads 0 a 5).